SOBREVIVÊNCIA DA FAMÍLIA -

(Deuteronômio 6)

 

Deus se preocupa seriamente com a coexistência e sobrevivência familiar e por isso, em sua Palavra, Ele estabeleceu princípios eternos para que ela não seja extinta.

Em Deuteronômio 6 temos algumas bases fundamentais que o Senhor deu a Israel antes que entrasse na terra prometida. Podemos dividir as instruções descritas em Deut. 6 em, pelo menos, quatro áreas:

1 - Em relação a Deus (6. 1-5)

Os pais e avós não deveriam esquecer de transmitir aos seus filhos e netos os conceitos sobre como amar a Deus de todo coração; este amor é expresso através do temor saudável, um ouvido sensível à sua voz e uma vida de obediência (v.2,3). Nós pais, devemos amar ao senhor inteiramente, com um compromisso inquestionável e completo. É impossível comunicar o amor que sentimos por Deus a nossos filhos, se não tivermos vivendo tal sentimento e demonstrando isso em nossas vidas sem deixar dúvidas. (v 5).

 

2 - Em relação à verdade da Palavra (6.6-9)

Moisés tenta alertar os pais e as mães de Israel que é preciso comunicar com consistência as verdades da Palavra de Deus para os filhos. Isso só poderá ocorrer quando a Palavra estiver gravada em seus corações (v.6,7).

 

3 - Em relação à resposta ao enriquecimento (6.10-14)

Inesperadamente Israel não era mais um povo pobre e peregrino, e sim uma nação rica e abastada. A vida não se restringia à dieta de maná e codornizes. De repente havia à disposição o banquete de uma terra de onde fluía leite e mel. Canaã seria o atributo da abundância dos sonhos realizados: casas grandes e luxuosas, jardins babilônicos, terras férteis, etc. Após os israelitas terem recebidos tantas bênçãos, Deus os exortou: "Cuidem para não me esquecer". A família precisa honrar a fonte verdadeira de todas as bênçãos. (Tiago 1.17). O Senhor não disse ao povo que não desfrutasse das alegrias e bênçãos que Ele estava, oferecendo, mas que fossem cuidadosos e não permitissem que isto os afastasse d'Ele.

 

4 - Em relação à sobrevivência (6.20-25)

Para assegurar a sobrevivência da família tanto quanto da nação era necessário freqüentes lembranças da fidelidade e graça de Deus para com eles. Quando os pais, pela fé, vivem vidas autênticas, os filhos têm muitas perguntas: O que significa a Bíblia? Por que cremos nela? Por que nos é ensinado lê-Ia e aplica-Ia? Por que nosso estilo de vida é diferente? Etc. Vocês, mãe, e pai, terão as melhores respostas a essas perguntas e a outras, mediante a fidelidade e a graça do Senhor. Vocês simplesmente relatarão seu próprio testemunho da honestidade deste Deus amoroso. Lembrem- se sempre:

 

"Torre forte é o nome do Senhor; a qual o justo se acolhe e está seguro" (Prov. 18.10).